segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

VAMPIROS EMOCIONAIS

O "Intrigueiro".

Extremamente voraz, o vampiro intrigueiro precisa de muitas vítimas para saciar sua sede.

Ao incentivar conflitos, este vampiro se alimenta das energias de várias vítimas ao mesmo tempo.

Como deixei bem claro em várias matérias sobre o vampirismo emocional, duas energias opostas não podem ocupar o mesmo espaço, por isso, semeando o ódio e o desejo de vingança entre as pessoas, ele faz com que toda esta energia positiva seja expulsa e canalizada para ele.

Sim, ele gosta de ver o circo pegando fogo!

Seja por meio de mentiras ou servindo como um mensageiro, muitas vezes até como um grande confidente acima de quaisquer suspeitas, o "Intrigueiro" sabe como ninguém fazer de um simples comentário uma ofensa imperdoável e de um esbarrão um motivo para uma briga.


Como conhece muito bem as fraquezas das pessoas, ele sabe que a melhor maneira de criar uma intriga é por meio de alguns caminhos que são:

O medo que cada um tem de ser ridicularizado - Ele sabe que ao atingir o orgulho de suas vítimas, fazendo com que acreditem que estão fazendo papel de tolas, despertará nelas um desejo de vingança facilmente manipulável, pois o orgulho ferido é uma porta para todo tipo de influência maléfica.
Por exemplo: mesmo que seu namorado nunca tenha feito nada de errado, ele usará o medo que você tem de ser traída para criar um ambiente mental onde você passe a acreditar que sempre foi traída. Muitas vezes ele fará com que você acredite que foi boa demais, inocente demais e burra.

Neste caso, este vampiro despertará dois desejos de vingança: por ter sido traída e por seu namorado ter se divertido às custas de sua bondade, ou burrice.

Quer melhor coquetel que esse para cutucar o seu orgulho ferido?


O pavor de ser derrotado por alguém menos capaz - Neste caso, como ele conhece bem os caminhos que levam a vaidade, será muito mais fácil envolve-la em intrigas. E para ter sucesso não precisa muito, basta fazer com que acredite que alguém deseja roubar o que é seu, como seu cargo na empresa.

Então, ele fará o possível para que acredite que esta pessoa é muito mais medíocre do que imagina, aumentando assim sua revolta diante da injustiça de ser superada.

Bem, se você não desse ouvidos ao vampiro, seria fácil perceber que uma pessoa assim jamais teria chances de roubar seu lugar. Só que o problema é que este vampiro sabe explorar seus medos, por isso usa uma arma infalível que é fazer com que acredite que existe uma conspiração a favor da usurpadora!

Então você entrará em parafuso ao acreditar nas mentiras do vampiro, e até levará em conta que a outra pessoa está puxando seu tapete, jogando sujo mesmo.

Veja bem: não há nada que indique que isso está ocorrendo, mas como o veneno já entrou na sua alma...

E, ao envenena-la com o ódio de achar que seus dias estão contados na empresa por causa de alguém que usou de "métodos sujos", este vampiro terá em você uma fonte de energia duradoura.

O desejo de ser o melhor - Em todo lugar sempre tem alguém que se destaca entre os demais e acaba despertando a inveja daqueles menos favorecidos.

E é nesta fraqueza, a inveja, que o vampiro  investe para gerar conflitos, fazendo da sua ambição um motivador.

Vamos dizer que você seja a melhor cantora de uma banda de rock. Um dia aparece outra garota tão boa quanto você. Veja bem, ela nem está interessada em competir, em tirar o seu lugar. Na verdade ela nem queria fazer parte da banda. Porém, ao ser localizada pelo vampiro, ele fará com que ela acredite que além de ser melhor, seria um tremendo desperdício de talento ela não tirar o seu lugar.

Veja bem: mais uma vez ele usa o sentimento de injustiça para gerar um conflito.

Então, ao perceber que a outra garota foi seduzida por suas intrigas, seu próximo passo será alimentar sua ambição para que ela prove que é a melhor que você.

E acredite: o vampiro fará tudo isso sendo o "melhor amigo das duas"!

Lembra do que escrevi sobre ele ser voraz?

Pois bem, em vez de gerar um conflito apenas entre as duas, em pouco tempo ele conseguirá fazer com que o conflito se espalhe entre o resto da banda, dividindo os componentes entres os que te apoiam e os que te odeiam...

Seu lema é: Dividir para vampirizar melhor.

E pode apostar que enquanto todo muito estiver se digladiando, muitas vezes ele será a parte neutra, aquele cara legal que não quer tomar partido. Sim, porque nem sempre ele é direto e diz o que você deve ou não fazer. Muitas vezes ele apenas tenta abrir os seus olhos - sempre para o seu bem, claro.
Pelo ultraje - Ninguém gosta de saber que está sendo atacado sem motivos, certo? E poucas são as pessoas que atacam gratuitamente. Mas isso não é problema, porque este vampiro sabe criar situações que te farão odiar qualquer pessoa. Vamos dizer que ele não goste de alguém, como uma garota nova que acabou de chegar no bairro. Então, em vez de atacá-la diretamente, ele irá te usar como instrumento de sua raiva. 
E os métodos são sempre parecidos: ele vai mentir que ouviu "alguém dizer" (veja como ele não é direto) que ela está dando em cima do seu namorado. Depois de plantar a semente do ódio, o vampiro vai fazer chegar aos ouvidos da outra que você está falando mal dela...

Bem, para que a batalha comece, basta uma simples faísca, como um encontro casual que, acredite, o vampiro irá se encarregará de arrumar entre as duas.

Repito: ele atua nas fraquezas humanas, fazendo do instinto competitivo de todos nós um motivador de conflitos.

Ele sabe jogar com as emoções, sabe criar revolta e usa de todo seu poder para despertar o desejo de justiça, vingança e ódio.

E muitas vezes ele ainda é o seu grande amigo.

Por exemplo, é muito difícil defender as atitudes da outra garota que "quer roubar o seu namorado", fica até difícil isenta-la de culpa quando se está sendo bombardeada por maldades, mas se você parar para analisar melhor, verá que nunca houve motivos para desconfianças, mas que tudo foi criado por ele, o vampiro.

Uma vez uma colega de trabalho tentou fazer minha cabeça contra uma nova superiora. Então, como percebi que a vampira não sossegaria enquanto não tivesse sucesso em me manipular, sempre que ela insistia em me vampirizar, eu usava argumentos contrários para valorizar minha chefe.

Nossa, como isso mexe com os brios do Intrigueiro...

Sim, porque eu dizia que não achava minha chefe ruim, que no fundo ela era uma boa pessoa, bem competente e etc e tal. Então, em vez de ser vampirizado, eu comecei a sentir que essa vampira estava  se consumindo por dentro, se acabando no ódio, tudo porque não conseguia me influenciar.

Resultado: depois de um tempo ela começou a jogar as pessoas contra mim.

Ele é extremamente vaidoso e orgulhoso, por isso não aceita perder de jeito nenhum.

E é esse o seu ponto fraco.

Então, depois de um tempo tentando me usar, ao perceber que não teria sucesso, essa colega de trabalho passou a me evitar como o diabo foge da cruz. 

Mas, como eles nunca descansam, ela conseguiu quatro "aliadas", que influenciadas por ela, tentaram medir forças com a gerente e foram demitidas.

E quanto a ela?

Oras, ela se tornou melhor amiga da chefe....
..........................................................
Leia meu livro QUERO SEU SORRISO DE VOLTA e vire uma mulher ruim e feliz!!
www.revistaandros.com.br - © Copyright 2014 - Revista Andros

2 comentários:

Anônimo disse...

Paulo, visito seu site há muitos anos e fiquei super feliz em saber que agora poderemos fazer comentários. Engraçado que eu estou passando por uma situação que vc descreveu nesse texto. Um ex amigo meu e do meu namorado fez de tudo para nos separar desde quando nos conhecemos, acontece que o cara era a fim de mim mas nunca quis sair com ele. Meu namorado e eu mantivemos o contato em segredo e quando ele descobriu o namoro, inventou que ele estava me traindo quando não estava. Fiquei super chateada mas quando percebi a armadilha peguei ódio do vampiro. Agora eu e meu namorado estamos com sangue no olho, queremos bater nele rsrs. Dá uma dica como deveremos agir com esse sonso. Ainda mais porque a peça vive se fazendo de vítima.

João Labrego disse...

Prezado Andros:

Gosto de todos os seus artigos sobre vampirismo e tenho-os todos baixados em meu computador e isso já faz, creio eu, quase 10 anos.

O duro quando as fichas da realidade começam a cair para nós é superar o sentimento de vingança que se apodera de nós a cada verdade que se vai revelando diante de nossos olhos atônitos.

Felizmente, a verdade não se faz para pessoas vingativas e, percebendo isso, fui refreando meus ímpetos vingativos e a necessidade que eu sentia de dar o troco para as pessoas que me prejudicaram de alguma forma no passado.

Felizmente, sublimei essa necessidade transformando-a em indiferença por estas pessoas e não é que funcionou?

Hoje, a única pessoa que mora em minha cabeça é eu mesmo.

Não me importo com mais ninguém porque não tenho obrigação com ninguém já que não tive filhos.

Percebi com isso que me libertei das pessoas ou foi eu que libertei as pessoas aprisionadas em minha mente, deixando-as partirem.

Sei lá. Só sei que funcionou e quando penso em fazer alguém feliz eu logo penso: o que posso fazer por mim nesse momento para tornar-me mais feliz do que já sou?

Acredite: essa necessidade que temos de fazer os outros felizes nada mais é do que a interpretação que nosso cérebro faz quando não nos ocupamos de atender ou satisfazer nossas necessidades afetivas ou psicológicas.

Daí, projetamos essas necessidades nos outros e pensamos que somos bons e maravilhosos por sermos tão solidários com as pessoas, sendo elas tão egoístas por se ocuparem somente de si mesmas.

Acho que os petistas tem esse problema. Como eles não se ocupam de resolverem seus problemas pessoas, sentem-se acima do bem e do mal ocupando-se de resolverem os problemas dos outros.

Enfim, projeção psicológica é a arma do individuo para sentir-se bem na vida, achando-se o THE BEST por ser tão humano e compreensível com as pessoas que nem sequer merecem sua humanidade e compreensão.

O VÍCIO DA ILUSÃO