quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Desperte o Bom Senso
**Essa matéria é parte de um capítulo do meu livro QUERO SEU SORRISO DE VOLTA.

Bom senso, nada mais é que o lado lógico que toda pessoa possui, o grande responsável pela nossa auto-preservação. E ele jamais deve ser confundido com auto-crítica, nem mesmo com julgamentos.

E por ser lógico, ele não combina com paixões, dramas, apegos, obsessões, medos...

Muitas vezes, quando bater aquele desespero e você achar que não tem mais rumo na vida, uma voz tentará se fazer ouvir em meio ao inferno de sua mente. E esta voz fará com que compreenda, que por mais que as coisas estejam péssimas, bater a cabeça contra a parede só vai piorar a situação.

Isso é bom senso.

Todo mundo tem o cérebro dividido em dois hemisférios: um emocional e o outro lógico. E é fundamental que exista harmonia entre os dois - caso contrário, se um  dos lados se sobressair, acabará desequilibrando a mente. O grande problema é que as pessoas costumam achar que ser lógico é ser frio, distante e que o certo é ser passional e emotivo, por isso costumam viver como alucinadas.

Um bom exemplo são as pessoas que se entregam à paixões falidas, que vão alimentando cada vez mais o lado emocional, até que ele assuma o domínio completo de suas mentes. Então, elas vivem como zumbis, num mundo imaginário, onde agem sem pensar, como se obedecessem apenas um comando: "Se torture!"

Porém, por mais entregue que alguém possa estar, sempre existirá um intervalo nesta loucura. É como se o lado lógico, mesmo que por um breve instante, retomasse o comando da mente, na tentativa de salva-la.É como se estivesse morrendo afogada e subisse à superfície para tomar um pouco de ar.

Mas, e quanto a você? Como tem andando sua vida? Por acaso tem vivido grandes paixões, tem chorado muito pelos cantos, por um homem que se foi? Será que você não está agindo feito uma alucinada, uma cega correndo na corda bamba?

Que tal tentar equilibrar um pouco as coisas em sua vida, fazendo com que seu lado emocional entre em harmonia com o lado lógico?

Vamos analisar um pouco as coisas que tem feito em sua vida, para sabermos o que é drama e o que é bom senso?

Por exemplo, se você não está conseguindo arrumar um emprego, pode dizer que é culpa das pessoas, da crise, e até pode jogar a culpa no azar, na macumba que te fizeram...Mas tudo isso não passa de ilusão, de fuga, de não querer encarar a realidade:

Se não arruma emprego é porque não fez ou não está fazendo a coisa certa.

Sim, claro que pode achar que isso é um absurdo. Principalmente se você tem dezenas de cursos, uma ótima formação universitária e vive se matando para ir em tudo quanto é entrevista de emprego.

Então, se prepara, porque agora entra a lógica:
Se você é tão boa assim, porque não consegue nada?

Abra os olhos, veja o que tem feito na sua vida, passe tudo à limpo que, com certeza, conhecerá suas falhas. Você pode continuar arrumando todos o tipos de desculpas, mas a solução sempre estará na realidade, naquilo que se mostra como é, não como gostaria que fosse.

A lógica é assim: cruel com quem alimenta ilusões, mas libertadora quando colocada em prática. E acredite: a libertação nem sempre deixará de ser muito dolorosa.

E este homem que você ama perdidamente, realmente é o homem de sua vida?

Bem...qualquer que seja a resposta, só o simples fato de usar palavras como "o homem de minha vida" ou "amar perdidamente", já demonstra que existe um imenso desequilíbrio emocional em sua vida. Então, que tal usarmos a lógica fria para analisarmos a situação? 

Então, pela lógica pura e fria, não existe o "homem de sua vida". Oras, pelas leis da natureza, sua vida pode ter espaço para dezenas de homens. Além do mais, se você se apega tanto à ele, é porque tem esquecido de sua vida para viver a vida dele. E amar perdidamente indica que você está perdida nesta paixão. E pelo que sabemos, usando o bom senso, amor não deve ser sinônimo de perda.

E a lógica é assim: sempre indo contra tudo o que você SE OBRIGA a acreditar.

Na verdade, ela irá afrontar e ridicularizar todas as idiotices que você acredita, mostrando que contra todas as suas ilusões existe a realidade. Por isso que durante os breves períodos de lucidez, quando bate aquela vergonha das merdas que tem feito por amor, você sempre se sente a mais ridícula das mulheres, lembra?

"Como eu posso me rebaixar tanto, meu Deus!?"

Aliás, quando escrevi uma matéria "Quando o Amor é Ridículo", recebi uma enxurrada de emails, de leitoras que me agradeciam por fazer com que vissem o quanto estavam cegas e alucinadas. E pode crer, a matéria é cruel demais. Tão cruel e libertadora quanto a razão, porque podemos aceitar quase tudo, menos a realidade de que estamos nos portanto como ridículos. Só que a única coisa que eu fiz foi tocar na ferida, porque no fundo todas já sabiam há muito tempo, o quanto estavam se maltratando.

Mas, para termos certeza de que o seu lado emocional está dominando a mente, que tal fazermos um pequeno exercício, coisa bem rápida, algo como o Pensamento Oposto?

Que tal voltarmos ao assunto do homem de sua vida?

Você vai usar um pensamento bem antagônico, como afirmar que ele jamais seria o homem de sua vida, porque ninguém é insubstituível. Mas isso seria tão comum, não é mesmo? Então, que tal visualizar todos os defeitos deste "homem perfeito" - aqueles que sempre evitou encarar de frente? E para tirar toda essa idolatria que nutre, nada mais natural que imaginá-lo como um cara qualquer, sentado na privada, com um rolo de papel higiênico nas mãos, quase estourando as veias da testa de tanto esforço.

Está rindo, né? Que bom é perceber que o "deus da sua vida" é de carne e osso, não é mesmo? Maravilha, já está perdendo as ilusões...

Agora, que tal puxar pela memória e lembrar de todas as loucuras que VOCÊ fez para ficar com ele? Vamos lá, deixa vir. Não coloque obstáculos no caminho de suas lembranças, mesmo que elas sejam as mais ridículas e deploráveis. Sinta o aperto no peito, sinta como parece que algo revira dentro do seu estômago...

Está se sentindo enjoada, com vontade de vomitar, meio tonta, até? Mas, não pare! Continue lembrando, pois estas lembranças serão sua libertação.

Todo mal-estar que sente neste momento, nada mais é que o resultado do confronto entre o lado lógico e o emocional. Você está usando o pensamento contrário, ou seja, mostrando tudo aquilo que só conseguia ver nos breves momentos de lucidez. Por isso está sentindo o coração se libertar por meio da raiva, da revolta que está sentindo neste momento. E aí? O ódio está tão forte que começa a querer se esbofetear pela merdas que fez? Não pare! Continue a se confrontar, enxergue agora o que sempre tentou esconder, deixe sua mente vencer este confronto.

Mas não se iluda. Nada será tão fácil assim. Sabe por quê? Por que você irá ter várias recaídas, irá fazer de tudo para manter este apego, tudo por um simples motivo: 

Não acreditar que possa ser feliz.

Para ver como são as coisas, em nenhum momento, nada daquilo que chamamos de felicidade aconteceu nesta sua vidinha amorosa, mas como uma iludida você vive se enganando.

Tem lógica uma coisa dessa?
..........................................................................................................
Leia meu livro QUERO SEU SORRISO DE VOLTA e vire uma mulher ruim e feliz!!
www.revistaandros.com.br - © Copyright 2014 - Revista Andros

Nenhum comentário:

O VÍCIO DA ILUSÃO